Revista Brasil Energia | Vitória PetroShow 2024

Petrosupply vai ampliar cadastro para atender o mercado offshore

Criado pelo Polo Onshore do Sebrae em parceria com a Abpip, ambiente digital de negócios e informações de inteligência já tem 700 empresas cadastradas e será ampliado para incluir fornecedores que atuam no offshore

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

Com a diversificação de empresas de petróleo e gás em operação no país, especialmente no onshore, novos desafios surgiram para negociações e fechamento de contratos. Os impactos são sentidos dos dois lados da cadeia produtiva, tanto para os contratantes, com suas demandas amplas e diversificadas, quanto para os fornecedores, na grande maioria formada por pequenas empresas, com gestão familiar e atuação local.

“Essa cadeia produtiva precisa de apoio para se qualificar nos requisitos técnico-gerenciais para atenderem às políticas de compra das operadoras”, destacou a gestora do Polo Onshore do Sebrae, Aline Lobo, em apresentação no Vitória Petroshow 2024.

O Polo Onshore do Sebrae foi formado com o objetivo de apoiar as empresas, atuando como um hub de soluções para gerar e compartilhar conteúdos de inteligência, prover soluções para qualificação, inovação e acesso ao mercado, fomentando políticas públicas para melhoria do ambiente de negócios e da governança.

A principal iniciativa de apoio do Polo Onshore é o Petrosupply, plataforma digital criada em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) para aproximar empresas da cadeia de óleo e gás onshore, além de facilitar o acesso a informações e tendências do mercado.

Segundo Aline, a plataforma está passando por melhorias tecnológicas para incluir cadastros de empresas atuantes também no offshore. "A ideia é que o Polo Offshore e o Polo Onshore usem o mesmo ambiente e, por isso, estamos com especialistas em BI avançado, com foco em gestão de dados e de governança corporativa, desenvolvendo uma plataforma mais robusta, com mais fácil acesso aos conteúdos de interesse desse público", disse a gestora.

Novas funcionalidades também estão sendo incluídas, como o Fórum de Suprimentos, em desenvolvimento com a Abpip. A ideia, segundo Aline, é que esse fórum aconteça tanto presencialmente, quanto virtualmente, promovendo o refinamento de informações, principalmente da taxonomia do mercado para o catálogo do Petrosupply. "Estamos definindo, junto com o mercado, os itens e famílias de bens e serviços que todos vão contratar. A ideia é que as operadoras de petróleo usem o mesmo ambiente de compras", complementou Aline. 

Para fazer esse refinamento, os gerentes de compras das empresas identificam e prospectam empresas do mercado, cruzando os portfólios de demanda e oferta de bens e serviços, para que haja uma conexão mais rápida e competitiva entre os agentes da cadeia produtiva.

Além dos catálogos de compradores e fornecedores, já com mais de 700 empresas, o Petrosupply inclui calendário de eventos, levantamento de demandas tecnológicas por parte das operadoras, vendor lists, entre outros conteúdos.

 

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre vitória petroshow 2024

Últimas